(77)3678-2119 / 3678-2315

prefeiturabotupora@yahoo.com

Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

Rua Deputado João de Figueiredo, 85 – Centro

Em conformidade com:

Governo
O prefeito de Eschbach não é eleito directamente pelos cidadãos
02/06/2021

Na França, a cada 6 anos têm as eleições municipais onde os habitantes da cidade elegem vereadores. Eles vão eleger o prefeito e os vice-prefeitos. Seguinte das eleições municipais de 2020, Hervé Tritschberger foi eleito prefeito de Eschbach.

Após a eleição de Hervé Tritschberger, seus vice-prefeitos foram eleitos:

- Isabelle Kempf, 1ª suplente, delegada à vida associativa.

- Albert Leifheit, 2º suplente, responsável pelo meio ambiente e pela preservação do patrimônio

- Sylvia Kempf, 3ª suplente, encarregada da educação, juventude e comunicação.

- Rachel Kempf, 4ª suplente, responsável pela solidariedade, idosos e finanças.

O Conselho Municipal é uma assembleia deliberativa onde se encontram as eleitas do município (prefeito, vice-prefeitos, vereadores). O número de eleitos depende do número da população do município. Eschbach é um município de 930 habitantes, portanto tem 15 pessoas eleitas.
O Conselho Municipal reúne-se pelo menos uma vez por trimestre e toma decisões sobre os assuntos correntes do município.

O prefeito deve aplicar as decisões tomadas no conselho. Ele exerce competências específicas que o conselho municipal lhe delegou. E ele detém o poder de polícia administrativa para manter a ordem pública.
Os vice-prefeitos ajudam o prefeito nas suas missões. Podem representá-lo e têm igualmente delegações de competências.

O Conselho Municipal, presidido pelo prefeito, gere a menor colectividade territorial francesa: o município. No total, existem 4 tipos de coletividades territoriais francesas, todas com uma assembleia deliberativa eleita pelos cidadãos (da mais pequena à maior):

Collectivités territoriales

La commune

L’intercommunalité ou Communauté de communes

Département

Région

Nom de l’assemblée délibérante

Conseil municipal présidé par le maire

Conseil communautaire présidé par un président

Conseil départemental présidé par un président

Conseil régional présidé par un président

Colectividades territoriais

O municipio

O Comunidade dos municípios

Região

Nome da assembleia deliberante

Conselho municipal

Conselho comunitária

Conselho departamental

Conselho regional

Muitas vezes, cada colectividade completamenta as políticas e as competências públicas dos outros. A organização territorial francesa responde sobretudo à noção de descentralização para poder dar o máximo de poder e de possibilidade aos eleitos para agir localmente em benefício dos cidadãos.

Autor: Comitê Local da Cooperação Eschbach-Botuporã