Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3678-2119 / 3678-2315

  • E-mail

    prefeiturabotupora@yahoo.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

    Rua Deputado João de Figueiredo, 85 – Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

A cidade

História

Botuporã é um município brasileiro do estado da Bahia. De acordo com o censo do IBGE de 2010, a população da cidade era de 11.154 habitantes. Faz divisa com os municípios de Tanque Novo, Macaúbas, Caturama e Paramirim.

O topônimo Botuporã deriva do tupi-guarani e significa "monte belo".

Região primitivamente habitada pelos índios tuxás, foi colonizada na metade do século XVIII pelos portugueses, que se estabeleceram, constituindo famílias. O município nasceu com o primeiro nome de Fazenda Caititu, fundada pelos primeiros colonizadores portugueses, das famílias Marques e Castro. Casaram-se na comunidade indígena, onde o mesmo ocorreu com os espanhóis das famílias Pamplona e Maia.

Com o decorrer do tempo, a Fazenda Caititu foi prosperando e outras propriedades foram surgindo ao seu redor, formando um pequeno núcleo urbano. Em 1910, Acúrcio José de Oliveira edificou uma capela na praça onde hoje tem o seu nome. Construiu uma residência e fixou-se no comércio de tecido. Na época adquiriu uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e passou a festejá-la, sendo padroeiro do município.

Nascido assim sob a proteção da cruz, na fé em Deus, o pequeno povoado foi crescendo e por volta de 1922, passando por essa localidade, o bispo D. Juvêncio de Brito, e em sua companhia frei Francisco, realizaram as primeiras Santas Missões na Fazenda Caititu. Na mesma época, os religiosos constataram a existência de um monte de imediações da localidade e mandaram abrir uma estrada, ergueram uma grande cruz de madeira neste local, benzeram e deram o nome de Monte Belo, o qual se progrediu e em 1926, foi realizada a primeira feira-livre. Do antigo Caititu, pouco restava, o núcleo urbano se expandia cada vez mais, em função da agropecuária. Em 1936, Monte Belo foi elevado à categoria de Distrito de Paz, subordinado ao município de Macaúbas.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Monte Belo passou a denominar-se Botuporã, nome derivado do tupi-guarani e significa "monte belo", em razão da existência de um município em Minas Gerais com o nome Monte Belo.

Com o passar do tempo, a localidade crescia, chegando até mesmo a ter representantes no poder Legislativo. Pequenas povoações davam-lhe “status” de cidade. Do povoado de Pajeú, veio o Sr. Alípio Queiroz Marques, que se estabeleceu no lugar e se elegeu vereador para a Câmara Municipal de Macaúbas. Botuporã se desenvolvia, então o Sr. Alípio Queiroz Marques e um grupo de homens de bem, entre eles Joaquim Mendonça, João Nunes, Brasilino Marques França e Joaquim de Oliveira, esboçaram um movimento emancipacionista que teve sucesso, apesar da forte restrição de Macaúbas, que não concordava em perder seu distrito mais importante depois da sede. Com a comunidade conscientizada, finalmente teve o plebiscito marcado.

As bandeiras tremulavam, a alegria contagiava, tudo era festa na manhã de 22 de março de 1962. O então governador Juracy Magalhães sancionava a Lei que criava o município de Botuporã. As eleições foram marcadas para o dia 15 de novembro. Candidatava-se para a Prefeitura de Botuporã pela UDN o Sr. Alípio Queiroz Marques e pelo PSD o Sr. Osvaldo Marques. Após a apuração, o povo de Botuporã elegeu o seu primeiro prefeito, aquele que empunhou a bandeira emancipacionista, Alípio Queiroz Marques, sendo assim consolidada a emancipação. A posse ocorreu no dia 7 de abril de 1963.

Em 25 de fevereiro de 1985, o distrito de Tanque Novo é elevado à categoria de município.

Em 13 de junho de 1989, o distrito de Caturama é elevado à categoria de município.

Tradições

Botuporã é uma cidade fiel às tradições, assim comemorando todos os anos o padroeiro Sagrado Coração de Jesus. Não só essa cidade, mas toda a região do Sudoeste da Bahia comemora também o São João, que ocorre anualmente nas praça de shows das cidades. As comunidades pertencentes a Botuporã também comemoram muitas datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal entre outras.

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito